sábado, 20 de junho de 2015

Suas emoções - Suas aliadas

Por Vivian Schetini

Investir na sua inteligência emocional não é nada fácil. Mas pode ser um ponto bastante importante para construir uma carreira bem sucedida, ou relação pessoais bem sucedidas.

As emoções podem ajudá-lo no trabalho, na vida, no amor, mas também podem atrapalhar. Então foque naquilo que pode te ajudar a subir na carreira, que pode ajudá-lo a conquistar sonhos e objetivos. Não o contrário.

Controlar as emoções, é pensar antes de agir, antes de falar. Elaborar estratégias antes de impulsos. Ponderar os pós e os contras de determinadas atitudes antes de executá-las. É estar preparado para quando as coisas não saem exatamente conforme planejamos, e ter discernimento para pensar rápido, sem perder o foco da situação.

As emoções são nossos guias, até mesmo quando priorizamos o uso da razão, nesse momento temos a frieza de deixar as emoções de lado. Frieza? Isso não seria um tipo de emoção?

Desenvolver sua inteligência emocional facilita também o entendimento das emoções alheias, dos seus colegas de trabalho.

Não Sabe como fazer isso, vejamos alguns pontos importantes para serem pensados: Atente se para suas reações, raiva, impulso, choro, frieza, entre tantos outros. Desenvolva algum método para acalmar se a si mesmo, evitando conflitos ou apaziguando-os. Ensaiar situações mentalmente pode ajudar, em apresentação em público por exemplo, ensaiar na frente do espelho, por exemplo, ajuda, não é lenda.

Fale de forma clara, pausadamente, em um tom agradável para seus ouvintes, sejam eles um único colega de trabalho ou uma platéia inteira. Curso de como falar em público, ou teatro ajudam no desenvolvimento desse tipo de comportamento.

Se você é um líder, mais importante ainda é controlar suas emoções. Passar confiança e conhecimento para seus subordinados lhe dão respeito, credibilidade, e consequentemente auto confiança, motivação.


Por fim, educação, ser educado, independente do nível hierárquico que você ocupa, é fundamental em todas as áreas da vida, não somente na carreira. Assim, você pode crescer profissionalmente e pessoalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário