segunda-feira, 22 de junho de 2015

Dicas para escolher a área certa para você e mudar de carreira

Por Vivian Schetini

O mercado de trabalho sempre foi desafiador, ainda mais em tempos de crise. Será que estou escolhendo a profissão certa? Ou pior, será que escolhi a profissão certa? São momentos bastante polêmicos, principalmente para os mais jovens no momento dessa escolha, mas talvez ainda mais polêmicos para aqueles que já estão no mercado de trabalho, com idade nem tão avançada assim, mas que certamente já o atrapalharia a entrar novamente no mercado.

Mas quando estamos insatisfeitos com as escolhas que fizemos é preciso ter coragem e mudar de carreira.

Para mudar de carreira depois de já estar consolidado em outro é preciso um pouco mais de planejamento, afinal, muitas das vezes, as contas e responsabilidades são maiores agora do que na época da faculdade. Por isso pense no que te faz feliz. Sim, esse é o primeiro passo, você não quer errar de novo, dessa vez tem que ser um tiro certeiro. Não pense em dinheiro num primeiro momento, nem sempre aquilo que nos dá prazer e nos fará realizados trará um rendimento dos sonhos. Por isso estude. Planeje.

Estude sobre a nova carreira sem abandonar a anterior, mas não se acomode, se dê um prazo: Tato tempo para planejar, tanto tempo para estudar. Enquanto isso acontece se planeje financeiramente também, mesmo que sua nova profissão possa te dar bons rendimentos, você entrará em um mercado novo, e começará sem experiência, por isso pode ser que não comece já com os melhores rendimentos. Depois execute, corra atrás. Não tenha medo. Nesse momento você já deve ter colocado na ponta do lápis os pós e contras, se vai tentar entrar no mercado como empregado ou empregador. Se for montar o negócio próprio, durante o citado planejamento, é interessante um curso de empreendedorismo, independente do negócio isso pode te ajudar principalmente nos dois primeiros anos que são os mais difíceis e desafiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário