quinta-feira, 11 de junho de 2015

Saiba quando é o momento certo de trocar os pneus do seu carro

Por Vivian Schetini


Os pneus possuem varias marcações nas laterais, uma espécie de identificação de tamanho, largura, diâmetro. Você consegue identificar todos os dizeres? É importante conhecer todos os itens do seu veículo, e os pneus são como os pés: Nos sustentam; por isso precisam de atenção e cuidado, são eles que carregam todo o resto, por mais moderno que seja o corpo, os pneus são fundamentais para segurança e conforto.

A troca é necessária quando os sulcos estiverem gastos, ou por determinação de prazo do fabricante, o que pode ser conferido junto ao manual do proprietário do veículo. Sempre os quatro pneus devem ser bem observados, a marca que devemos ficar atentos ao desgaste é o TWI (Sigla em inglês de Tread Wear Indicator), que é uma pequena saliência de borracha no interior do sulco dos pneus. Quando um ou mais sulcos ficarem próximos ao TWI é sinal de alerta, hora de trocar o pneu.

Para encontrar essas saliência e verificar o desgaste fique de olho na sigla impressa ou um triangulo que faz tal indicação. Um jeito mais fácil é passar uma caneta no local, se a mesma passar direto: alerta! Isso significa que a banda de rodagem já atingiu o nível de insegurança,

Demais medidas também são bastante uteis, como os números  175,185 ou 195 que são as medidas das larguras. É importante saber exatamente quais são as medidas, pois elas variam de acordo com a marca do carro, modelo, em alguns casos até nas versões. Usar os pneus certos garantem a aderência correta, e todo o veículo foi pensando para aquele pneu, logo a segurança também pode ser interferida caso essa marcação seja ignorada.

Geralmente, quanto mais largo e mais duro o pneu maior estabilidade. As medidas são diretamente ligadas às características do modelo. As montadoras escolhem as melhores opções de acordo com o peso do carro, com o conforto e com a dirigibilidade, além do tipo de veículo. Sem esquecer da performance e estabilidade que somente são possíveis de acordo com os pneus corretos. 


Um comentário:

  1. Concordo com a matéria e acredito que muitos acidentes podem ser evitados se os motoristas lembrassem, antes de sair de casa, que dividem poucos metros de espaço nas rodovias com dezenas e até, centenas de vidas.

    ResponderExcluir