quinta-feira, 18 de junho de 2015

Arroz e Feijão: Hummm!!! Um pouco da história da combinação mais famosa do Brasil.

Arroz e feijão: tem combinação mais gostosa? Se você é brasileiro, provavelmente sua resposta foi não.

Por Vivian Schetini

Mas como surgiu essa combinação tão famosa e nutritiva? Quem foi o primeiro que se arriscou em tal mistura?

Arroz e feijão é a base alimentar de uma nação inteira e muito apreciada por todos, presente diariamente na mesa de quase todos os lares no Brasil, é recomendado que assim seja pelo Ministério da Saúde. A dupla é rica em proteínas e vitaminas, e juntos, o organismo consegue absorver ainda mais nutrientes de cada um desses ingredientes. Mas isso todo mundo já sabe.  

Embora seja um dos alimentos mais populares do Brasil, o arroz não é originário das Américas. Difícil determinar o local exato, mas acredita se que a Ásia é seu berço. No Brasil, o cereal chegou por volta de 1500, como presente aos índios, assim foi registrada na famosa carta de Pero Vaz de Caminha. Pequenas plantações para subsistência começaram a se espalhar pelo litoral de São Paulo, em seguida ganhou o país. Em 1808, com a abertura dos portos, o alimento invadiu o Brasil e ganhou de vez o gosto popular. Antes a base alimentar era de angu e batata doce.

Já o feijão há controvérsias sobre sua origem, ele está entre os alimentos mais antigos da história da humanidade, há registros no antigo Egito, Grécia, Índia e Ásia. Teria sido transportado por nômades e chegado às Américas, e assim no Brasil.

A parceria de sucesso aconteceu quando Dom João VI fez a combinação e gostou, a partir disso o prato se tornou a base alimentar dos brasileiros.

Basta falar em gastronomia brasileira que as variações passam pelo tradicional arroz com feijão. Ele pode vir acompanhado de bife e batata frita, com ovo, puro. O feijão pode ser carioquinha ou preto. O arroz pode ser branco ou integral. Estar em pratos mais elaborados e criativos, como o nordestino baião de dois, ou a brasileiríssima Feijoada. Não importa desde que a dupla esteja presente em uma ou das refeições diárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário